quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vídeo: Transexualidade no mundo islâmico

Hoje vou deixar "El Cumpleaños", um documentário exibido na TV espanhola que acompanha o dia-a-dia de três transexuais do Irã, um país que surpreendentemente autoriza a realização de cirurgias de transgenitalização e troca do registro. Apesar da falha brutal da produção de dublar as trans MtF com voz masculina e o FtM com voz feminina, o documentário em si foi muito bem montado. Já é meio antigo (foi produzido em 2006), e foi postado no Youtube em 6 partes. Pra quem não entende muito bem espanhol, vou fazer um pequeno resumo.

Atualização de 03/05/2013: o documentário na verdade foi produzido para um canal da Holanda, e não da Espanha, como falei anteriormente; a TVE apenas exibiu o documentário, perdoem o equívoco. Por puro sono, ontem pus apenas links pros vídeos no Youtube, hoje já passei para iframes. Nos comentários de um dos vídeos, se diz que Saye se suicidou, porém não consegui averiguar a veracidade dessa informação.

Parte 1: apresentação de Saye, Mahtab (ambas MtF) e Afshin (FtM). Saye foi expulsa de casa ao assumir a transexualidade e à época do doc vivia com Afshin, e Mahtab vivia com a família bastante tradicionalista; o pai inclusive disse que daria todos os bens para que ela fosse um "homem de verdade".


Parte 2: comemoração do aniversário de Mahtab, que convida seu namorado Mohsen, a contragosto da família. Os dois têm uma conversa sobre a situação dela, que pergunta se ele vai continuar com ela mesmo que a cirurgia que será feita não der certo.


Parte 3: Saye e Afshin acompanham Mahtab em sua última consulta médica antes de realizar a cirurgia de transgenitalização. Um especialista na "sharia", a lei islâmica, explica o porquê de a transexualidade não ser reprimida como a homossexualidade segundo os ensinamentos do Alcorão. Outra transexual fala sobre os estudos que realizou sobre o tema ainda antes de 1979, quando eclodiu a revolução no Irã. Saye mostra as cartas que recebeu de retorno quando pediu orientação para fazer a sua transição.


Parte 4: Mahtab tem uma nova discussão com seus pais, que insistem para que ela desista da ideia de ser mulher. Ela vai para o quarto e mostra sua caixa de lembranças. Saye e Afshin comentam sobre sua vida como casal.


Parte 5: Mahtab se despede de Mohsen e da família para enfrentar a cirurgia de transgenitalização. Vê-se uma certa má vontade do médico em realizar o procedimento, já que ele comenta estar recebendo muito pouco para fazê-lo. Enquanto isso, o irmão de Afshin diz que acha mais fácil aceitar um homem transexual, pois gera menos preocupações no campo familiar.


Parte 6: fim da cirurgia de Mahtab, que vai para a recuperação, mas sai da clínica cirúrgica ainda com dores e dificuldade de locomoção. O médico explica que o Irã virou uma "referência" no assunto transexualidade, pois o processo de retificação de registro civil lá é menos burocrático que no Reino Unido ou na França.

Nenhum comentário: